Estando no Agora

Estando no Agora

por Dadi Janki

– Atualmente as pessoas sentem que não têm tempo suficiente. Isto causa muito estresse e intranquilidade. O excesso de tarefas frequentemente leva à concentração reduzida e a erros – o que então consome mais tempo. Alguns se tornam tão desanimados por suas listas de afazeres que eles deixam de fazer as coisas, esperando que seja mais fácil no próximo dia – ou que se torne desnecessário se deixarem de fazer por tempo suficiente – e então a lista se torna maior… Quando o tempo parece assim, tudo parece ser esforço. Ao mesmo tempo, há pessoas que fazem muito mas não parecem ocupadas: elas são despreocupadas. Como elas fazem isso? O segredo está em quanto nós compreendemos e valorizamos a nós mesmos e o tempo. Isto nos capacita a focar naquilo que é importante. 

“A chave é estar no presente e consciente de mim mesmo como sendo um ser espiritual”

Como seres humanos, nós constantemente experimentamos mudança – de sermos uma criança, para um jovem, para um adulto, e então um idoso. Ainda assim, “eu”, aquele que se expressa através deste corpo em constante mudança, permaneço o mesmo. A chave é estar no presente e consciente de mim mesmo como sendo um ser espiritual, temporariamente habitando o corpo que uso, observando e fazendo parte do grande drama da vida. Eu desempenho meu papel físico com responsabilidade, mas eu também posso afastar-me mentalmente daquele papel e me observar. O papel então se torna mais belo e mais preciso, pois posso compreender melhor como desempenhá-lo objetivamente. Eu adentro o tempo – no drama da vida – mas também posso me afastar e experimentar outra consciência – além do tempo, na eternidade. Podemos experimentar e desenvolver esta prática através do silêncio e da meditação. 

Às vezes me perguntam: “Da onde você obtém sua energia?” Se eu uso meu tempo, energia e dinheiro de maneira benevolente e útil eu experimento muita felicidade e força internamente e em meus relacionamentos. Nós podemos desperdiçar muito tempo e energia pensando sobre o passado de forma inútil – ou criando expectativas sobre um futuro ideal. Ontem já se foi e é aquilo que faço neste momento que determinará o futuro que eu e outros gostariam de ver. Portanto, o que tenho que fazer é focar minha atenção no presente e na qualidade de meus pensamentos, palavras e ações agora.

Com uma melhor compreensão sobre mim mesmo e do tempo, sou capaz de acessar meu poder interior e o poder e a energia Daquele lá no alto – e usar isso de uma forma valiosa para ajudar a trazer uma mudança positiva em minha própria vida e no mundo.

por Dadi Janki, Diretora Administrativa da Brahma Kumaris

Compartilhe esta página...

Para mais informações sobre este e outros assuntos, conheça nossos Livros, CDs e DVDs.