Alma

Alma

Deixe que haja luz e mais luz… Nesta época de atitudes obscuras, quando a melancolia e a angústia mental atormentam muitas vidas, você está pronto para algo fresco em sua vida, para adicionar uma nova força ao seu ritmo. Algo que está disponível. Algo que sempre esteve ali. Alguns chamam isso de alma, ânimo ou razão de viver – um forte senso de ser, extraído a partir de uma fonte dentro de nossa mente e corpo, que torna cada novo dia digno de um alegre “olá”. É esse reservatório de energia positiva que aqui chamamos de “alma”. É invisível ao olho humano. A alma brilha seu poder espiritual. A alma é naturalmente doce e amorosa. A alma é pacífica. A alma traz memórias. A alma é singular.

Personalidade

A personalidade não é algo físico. O seu ‘eu’ verdadeiro é o espírito. Seu corpo não é você. Ele pertence a você, mas não é quem você é. Alguém que passa por um transplante de coração não adquire o caráter do doador. Alguém amputado permanece sendo a mesma pessoa que sempre foi após perder seu membro. O memorial da alma é encontrado no ‘tilak’ indiano ou no ‘terceiro olho’, mencionado no budismo – localizado no centro da testa. Embora seja invisível para o olho, um momento de meditação pode abrir novamente a percepção sobre essa energia interior. É essa energia da alma que nos faz seguir adiante – que há séculos nos faz continuar.

De tempos em tempos, as pessoas comentam que um bebê recém-nascido parece ser uma alma antiga. Com base nessa reflexão, talvez muitos de nós tenham essa experiência neste planeta. Vivendo como seres humanos por um longo tempo, sabemos como o planeta funciona e o que o ameaça. Uma vez que cada alma tem sua própria história e identidade, o estudo da alma é pessoal.

Cuidando de nós mesmos

Parte do autocuidado inclui despender tempo a cada dia para recarregar nossa reserva de energia por meio da meditação. A meditação nos conecta a uma fonte de poder além de nós. Muitos cientistas e comunicadores podem menosprezar a noção sobre essa fonte, mas muitas pessoas se preenchem a cada dia por meio de preces, reflexões e afirmações positivas para fortalecer a mudança positiva e a esperança.

Segue um exercício para ajudar em sua prática.

Implicações para a vida

Pensar sobre si como um ser espiritual está conectado com refletir sobre sua identidade eterna e original, conhecer-se com base nesses aspectos e permanecer com tais pensamentos sobre si. Isso é chamado do estado de consciência da alma.

(Extraído do livro “The Story of Immortality”, por Mohini Panjabi – BKIS Publications, 2008)
Compartilhe esta página...