Agricultura Orgânica Yogue

Práticas meditativas baseadas no pensamento, combinadas com agricultura orgânica, reduzem custos, enquanto ajudam a criar comunidades felizes e resilientes.

A Agricultura Yogue Sustentável é uma iniciativa pioneira do Setor de Desenvolvimento Rural da Brahma Kumaris. Ela integra práticas meditativas baseadas no pensamento com a agricultura orgânica. Os métodos espirituais e físicos interrelacionados estão trazendo claros benefícios econômicos e sociais aos pequenos agricultores de comunidades agrárias na Índia.

MÉTODOS ORGÂNICOS

Hoje, é amplamente reconhecido que, para se sustentar produção agrícola, ambientes saudáveis e comunidades agrícolas viáveis, é necessário que haja uma abordagem sistêmica integrada com a agricultura. O conhecimento tradicional e a agricultura orgânica têm que se integrar de modo a associar ecologia, cultura, economia e sociedade.

Usando uma abordagem referente a todo o sistema, a Agricultura Yogue Sustentável reconhece todos os elementos da agricultura: os humanos, animais e pássaros, insetos rastejantes e voadores, micro-organismos, sementes, vegetação e ecossistemas circundantes, bem como elementos naturais como sol, solo, ar, água e espaço.

As práticas meditativas e orgânicas da Agricultura Yogue Sustentável têm reunido mais de 400 agricultores indianos com cientistas das principais  universidades agrícolas da Índia, G.B. (Gobind Ballabh) Pant University of Agriculture, Science and Technology and S.D. (Sardar Krushinagar Dantivada) Agricultural University.

Dados preliminares indicam efeitos estatisticamente significativos na qualidade e no rendimento das culturas. Ademais, as práticas meditativas específicas para cada fase do ciclo agrário, da semente até a colheita, estão aumentando a autoestima dos agricultores e, assim, reduzindo a frequência de suicídios entre eles e a violência social nas famílias e nos vilarejos.

MÉTODOS YOGUES

Sementes são colocadas em centros de meditação da Brahma Kumaris, onde pessoas experientes em meditação concentram pensamentos de paz, de não-violência, amor, poder e resiliência nas sementes, durante um mês antes de elas serem semeadas. Meditações regulares são conduzidas à distância e nos campos, com práticas de pensamento específico destinado a sustentar cada fase do ciclo de cultivo, desde o fortalecimento e germinação das sementes, passando pela semeadura, irrigação e crescimento, até a colheita e reconstituição do solo.

RESULTADOS DE PESQUISA

2008. Em um experimento em Chipri Village, no Distrito de Kolhapur, em Maharashtra, a Índia contrastou duas parcelas de terreno. A agricultura química padrão foi comparada com a agricultura orgânica/yogue. Dados realizados com a espécie de tomate do “Namdhari 2535” foram coletados e testados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola e Análise Alimentar.

Nutriente

Agricultura Yogue

Agricultura Química

Gordura

0,11%

0,20%

Proteína

1,13%

0,74%

Carboidrato

5,36%

4,15%

Energia

27,47 Kcal/100g

19,5 Kcal/100g

Vitamina C

14,9 mg/100g

6,05 mg/100g

2010. Cientistas agrícolas da S.D. Agricultural University dividiram o lote da pesquisa em três parcelas: OFM1 (técnicas de agricultura orgânica), OFM2 (técnicas de agricultura orgânica + meditação) e CIM (agricultura química padrão utilizando fertilizantes e pesticidas). Os resultados preliminares indicam que a OFM2 (orgânica + meditação) tem a maior população microbiana do solo e que as sementes germinam até uma semana antes do previsto. As culturas seguintes revelam maiores quantidades de ferro, energia, proteína e vitaminas, comparadas com a OFM1 (orgânica) e com a CIM (química), oferecendo métodos de baixo custo e alto benefício para as comunidades locais.

Abaixo estão alguns indicadores econômicos reunidos por agricultores e cientistas.

Custo/Lucro (INR)

Agricultura Yogue

Agricultura Química

Custo Líquido/Acre

6.020,00

26.740,00

Custo Bruto/Acre

13.378,00

28.147,00

Produção Total/Acre

13.667 Kg

15.158 Kg

Valor de Mercado/Acre

77.446,00

85.895,00

Lucro/Acre

64.068,00

57.778,00

DESENVOLVIMENTO RURAL

A Ala de Desenvolvimento Rural trabalha para reestabelecer o Gokul Gaon (vilas ideais) na Índia, introduzindo valores universais e práticas agrícolas tradicionais. Promove ainda estilos de vida saudáveis, subsistências sustentáveis e convivência pacífica em algumas das mais vulneráveis populações do mundo.

Compartilhe esta página...