História e Liderança

Início modesto

A Brahma Kumaris foi fundada em 1937 por Dada Lekhraj Kripalani, um empresário indiano aposentado, em Hyderabad, uma cidade que agora pertence ao Paquistão. Seu nome espiritual é Prajapita Brahma, carinhosamente chamado de Brahma Baba. Depois de experimentar uma série de visões, em 1936, ele se inspirou para criar uma escola onde os princípios e práticas de uma vida virtuosa e meditativa pudessem ser ensinados. O nome original era ‘Om Mandali’. Era formado por homens, mulheres e crianças, muitos dos quais decididos a permanecer juntos como uma comunidade.

Apesar das incríveis perturbações sociais que aconteciam na Índia, pois era o período que antecedia a sua partilha, essas pessoas juntaram-se inicialmente em Hyderabad e, um ano depois, mudaram-se para Karachi.

Com o tempo, revelou-se um conhecimento simples e claro sobre a natureza da alma, Deus e o tempo. Em 1950 (a divisão da Índia entre Índia e Paquistão aconteceu em 1947), o grupo mudou-se para seu local atual, em Monte Abu, Índia. Até então, os quase 400 indivíduos viviam como uma comunidade autossuficiente, dedicando seu tempo ao estudo espiritual intenso, à meditação e à autotransformação.

A Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris

Mount Abu, no alto das montanhas Aravali do Rajastão, proporcionou um local ideal para reflexão e contemplação para a mudança do grupo original de Karachi, em 1950. Após alguns anos em um prédio alugado, a comunidade mudou-se para o atual local que continua sendo a Prajapita Brahma Kumaris Ishwariya Vishwa Vidyalaya (Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris). A sede espiritual da Brahma Kumaris é conhecida como Madhuban (“Floresta de Mel”).

Desde a passagem de Brahma Baba em 1969, novos prédios passaram a ser usados, e novos campi foram construídos. 

Anualmente, milhares de praticantes de Raja Yoga de todo o mundo e outros interessados visitam o local, para seu aprofundamento e desenvolvimento espiritual. 

Quem era ele?

Brahma Baba, nascido em um lar humilde como Lekhraj Kripalani, nos anos 1880, era filho de um professor de um vilarejo. Lekhraj cresceu dentro das disciplinas da tradição hindu.

Depois de diversos trabalhos, entrou no ramo das joias, ganhando, mais tarde, uma fortuna considerável como mercador de diamantes. Era pai de cinco filhos e um líder na comunidade local conhecido especialmente por sua filantropia.

Em 1936, num momento em que a maioria das pessoas começa a planejar sua aposentadoria, ele entrou na mais ativa e fascinante fase de sua vida. Depois de uma série de profundas experiências e visões, sentiu uma forte atração por deixar seu negócio e dedicar seu tempo, energia e fortuna para criar essa fundação, que mais tarde se tornaria a Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris.

Entre 1937 e 1938, ele formou um Comitê Diretivo de oito jovens mulheres e entregou todas as suas propriedades e bens para um fundo que essas jovens mulheres administravam.

Após orientar a criação de muitos centros Brahma Kumaris pela Índia, Brahma Baba faleceu em 1969.

A Torre da Paz, no campus de Madhuban, é um tributo ao espírito invencível desse ser humano comum que atingiu a grandeza ao enfrentar os desafios das mais profundas verdades da vida.

O legado de Brahma Baba

Muitos anos se passaram desde as muitas visões que Brahma Baba teve em 1936. A revolução de estilo de vida iniciada por ele inspirou milhões de pessoas a se fortalecer e criar esperança no futuro. Os conhecimentos de vida que Brahma Baba ensinou resistiram à prova do tempo. As jovens mulheres que colocou à frente, agora com seus oitenta, noventa anos, tornaram-se luzes de amor, paz e sabedoria. 

Líderes Atuais

Dadi Ratan Mohini

É a Diretora Administrativa da Brahma Kumaris e é um dos membros de fundação que residem na Sede. Criou o alicerce da sua vida no início da Brama Kumaris, ainda na infância. Merece o nome que tem, ‘a mais bela joia’ por mostrar-se sempre leve e tranquila. Dedicada e franca, seu foco tem sido os programas de desenvolvimento e treinamento para professores na Índia e atua como suporte espiritual junto à equipe responsável pelo desenvolvimento e crescimento das atividades com jovens. Agora nos seus noventa anos, no fundo, permanece jovem e vigorosa.

Mohini Panjabi

Diretora Administrativa Adicional da Brahma Kumaris. Ela está com a BK desde a infância em Déli, Índia, mesmo quando ela era estudante na Universidade de Déli. Serviu com o fundador, Brahma Baba, abrindo centros de meditação na Índia. Em 1974 ela começou a servir no exterior, estabelecendo uma presença da BK na América do Norte, primeiro no Caribe (1976) e depois em Nova York (1978). Ela é presidente da Organização Espiritual Mundial Brahma Kumaris dos EUA, coordenadora regional da Brahma Kumaris para as Américas e o Caribe e representante da BK nas Nações Unidas. Ela compartilhará seu tempo entre a Índia e os EUA.

Jayanti Kirpalani

Jayanti Kirpalani Diretora administrativa adicional da Brahma Kumaris. Nascida na Índia, ela se mudou com sua família para Londres em 1957, aos 8 anos de idade. Sua família foi fundamental para trazer o Raja Yoga para o Ocidente. Ao retornar à Índia ao longo dos anos, ela esteve com o fundador, Brahma Baba, em muitas ocasiões e aos 19 anos de idade tomou a decisão de seguir uma vida de estudo espiritual e serviço com a Brahma Kumaris. Sua infância única a preparou para trazer a sabedoria do Oriente para o Ocidente. Ela é uma oradora bastante expressiva e tem falado amplamente sobre mudanças climáticas, aplicação de valores e prática espiritual. Ela é a coordenadora regional das atividades da Brahma Kumaris na Europa e no Oriente Médio.
Compartilhe esta página...