Como criar tempo para meditar?

Muitas pessoas dizem que gostariam de meditar. A maioria das pessoas diz que não medita. E por quê? Porque elas dizem que não têm tempo. Então, como e quando as pessoas ocupadas, como você, podem criar momentos para meditar?


Primeira coisa do dia

O momento em que você abre os olhos e percebe que está acordado é um ótimo momento para começar a meditar. Experimente que “você, o ser de luz, ao despertar, é aquele que dá vida ao corpo”. Sinta como a sua luz interna move seu corpo. Junto com isso, dirija seus pensamentos ao Único, o Ser Supremo, convidando-O a ser seu Parceiro durante o dia.

Sabe-se que os primeiros pensamentos ao levantar e os últimos ao deitar-se à noite determinam a qualidade de nosso dia e de nosso sono.

Nas refeições

Antes de comer, você pode sentar-se por um momento, meditar sobre a boa fortuna de ter o que comer, com o entendimento de como nossos pensamentos afetam nossa comida, o que pensamos, o que fazemos e o que nos tornamos. Preencher nossa comida com pensamentos poderosos de gratidão e graça significa que também preenchemos a nós mesmos com todas essas coisas boas.



Ao longo do dia – Controle de Tráfego

Somos todos motoristas na estrada da vida e, de tempos em tempos, é bom checar a direção que estamos tomando. Quando dirigimos nosso carro, temos que parar em cada semáforo, de forma que talvez possamos aprender a tirar proveito desses momentos de parada durante o dia para praticar um pouco de meditação. Da mesma forma, ao pausar periodicamente os nossos pensamentos, podemos checar e redirecioná-los, criando um método para realizar mudanças positivas que ajudarão a retornar nossa mente ao estado de neutralidade.

Proporcionar pequenas pausas de paz à mente nos dá a chance de novamente dar foco aos nossos pensamentos e ajuda a colocar a mente de volta na marcha certa para criar um fluxo de pensamentos e sentimentos positivos. Ao fazer isso, percebemos que nosso dia transcorre mais suave e pacificamente, pois os momentos de ‘controle de tráfego' nos permitem manter um equilíbrio nos pensamentos.

À noite

Antes de dormir é um bom momento para a última meditação do dia. Reserve-se um pequeno tempo como parte da sua rotina de ir para a cama para sentar-se calmamente consigo mesmo e refletir sobre o dia – considerando o que foi bem feito e o que poderá ser feito de forma diferente no dia seguinte. Deliberadamente, feche os ‘arquivos' das atividades daquele dia e guarde-os na sua mente, de modo que você possa fechar o dia e permitir-se cair no sono, imperturbável e em paz.



A qualquer momento

Quando você se vê diante de um momento de ansiedade ou indecisão, inseguro em relação ao caminho certo, esse pode ser um momento para voltar-se ao seu interior e esperar uma resposta. Em um momento de gratidão e prazer, por que não compartilhá-lo com o Único? Quando está frustrado, sozinho, cansado, ou… feliz, para cima, otimista: todos esses são momentos ideais para encontrar poder para lidar com as negatividades ou para desfrutar e enriquecer o positivo – qualquer momento é um momento para meditação.



          

Compartilhar a página: