Como criar espaço para meditar?

Em meio a uma vida movimentada, preenchida de atividades e responsabilidades, onde podemos encaixar a atividade de meditação? É aí que está a beleza da meditação Raja Yoga: ela cabe em qualquer lugar.

Em casa

Não é preciso uma sala especial ou um espaço específico; qualquer canto tranquilo ou cadeira confortável será suficiente. Estabeleça, regularmente, o compromisso de encontrar-se com o seu eu mais íntimo. Com o tempo, provavelmente haverá um lugar particular que atrairá você, onde as vibrações da sua quietude e prática reflexiva criarão um pequeno espaço de paz. Vá quando quiser. Vá muitas vezes.

No trabalho

Onde quer que você trabalhe, um pequeno pensamento criativo pode contribuir para criar um espaço de meditação. Você pode, por exemplo, dedicar 1 minuto a cada hora para uma pausa consciente, no local onde estiver; repouse o olhar sobre algum objeto ou outro ponto de referência ao redor; inspire algumas vezes de forma mais profunda, pense sobre sua essência de paz e comece a compartilhar pensamentos de tranquilidade para si e outros à sua volta. O mesmo pode ser praticado ao parar para beber um pouco d’água ou outra bebida.

Viajando

O tempo que você leva de um lugar ao outro, à pé, de ônibus ou de trem, pode ser usado para visitar seu espaço interno de quietude. O método do Raja Yoga de meditação com os olhos abertos torna essa jornada interna possível e prática.

Dentro ou fora

O mundo todo se oferece a você, para que selecione um local especial para conectar-se consigo mesmo e com o Único. Uma praia iluminada ou uma fila de supermercado; a margem serena de um rio ou a sala de espera do dentista; o banco da praça de uma cidade ou um gramado. Todo lugar é bom para aquietar-se em silêncio. Escolha seu próprio local de paz.

Serenidade no meio da multidão

Quando você aprender a criar um espaço sereno dentro de si mesmo, perceberá que pode entrar nele a qualquer momento. Quando há pessoas à sua volta, ou quando o mundo está barulhento ou desafiador, deslize para o lugar mais sereno do planeta – o espaço silencioso da alma.

Enquanto só ou acompanhado

As mais belas experiências de meditação podem acontecer quando você está apenas na companhia do Único. Há também lugares e momentos em que você escolhe meditar junto com outras pessoas. Há centros da Brahma Kumaris no mundo todo e lugares tranquilos de paz, onde qualquer pessoa pode compartilhar momentos de quietude. Em nossas sedes há sempre um espaço de silêncio que pode ser frequentado em horários diversos da semana.


Meditação pela Paz Mundial

A tradição de criar uma hora de paz em todo o mundo começou em 1978 e acontece todo terceiro domingo do mês. O objetivo é compartilhar boas vibrações e doar amor e paz para o mundo e para todas as pessoas do nosso precioso planeta.

Ao nos lembrarmos que este mundo é, afinal, nosso lar global, juntos podemos emanar um raio de esperança que lançará uma luz para ajudar a curar o nosso mundo.

Entre em contato com nossa sede mais próxima e saiba mais.


Retiros – espaços de calma


Além de criar um oásis de calma e quietude ao longo de cada dia, podemos, às vezes, optar por reservar um momento fora de nossa rotina normal para ir a um retiro espiritual. Ir a um retiro pode ser o primeiro passo que damos para reconectar com nosso ‘eu' interior. Podemos pensar em nos afastarmos das coisas externamente, em fazer algumas mudanças físicas externas, ao dispor tempo para isso. No entanto, que tal o verdadeiro ato de ‘retirar-se’, onde mergulhamos no âmago do nosso ser?

Quando nos focamos em nós mesmos, podemos retornar ao espaço interno onde podemos nos ‘reconectar’ com nosso verdadeiro ‘eu'. Este é o ‘eu' espiritual, aquele que está na nossa essência, aquela parte de nós que não muda.

A verdadeira experiência de ‘retirar-se’ ajuda-nos a ‘retornar’: conduz-nos a um espaço onde podemos nos ‘reconectar’ com a nossa verdade, de modo a entender, sentir e responder à antiga pergunta, “Quem sou eu?” Somente então experimentamos estar tanto no começo quanto no final! É aí que aquela pergunta termina e a experiência começa. Desfrute a viagem.

Conheça nossas Sedes de Retiro no Brasil

          

Compartilhar a página: