Iniciativa Ambiental - Usina de energia solar INDIA ONE


ENERGIA SOLAR PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL
in-one-04

Hoje em dia, o fornecimento de energia do mundo é altamente dependente da disponibilidade de fontes de energia convencionais de baixo custo, tais como petróleo, gás e carvão. O aquecimento global, a degradação ambiental e o aumento dos preços dos combustíveis atingem toda a humanidade. O consenso político geral é que a geração de energia precisa urgentemente ser transformada.

Para dar um forte impulso em direção ao desenvolvimento de uma tecnologia limpa e uma sociedade sustentável, a World Renewal Spiritual Trust (WRST) – Fundação Espiritual para a Renovação Mundial – uma instituição pública, de fundo filantrópico, instalou, em 1992, um Departamento de Energia Renovável. Tornou-se óbvio combinar espiritualidade e valores com pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de energia renovável. Acreditamos que a fusão dos dois nos levará a um futuro melhor.

Para isso, a Fundação trabalha diretamente ligada à sua organização irmã, a Instituição Brahma Kumaris, que tem mais de 8.000 centros de meditação na Índia e 500 no exterior.


Desde meados da década de 90, a Fundação tornou-se um dos principais desenvolvedores e promotores de sistemas institucionais de cozinha solar e estações autônomas de energia solar fotovoltaica. A WRST realizou diversas pesquisas e projetos de desenvolvimento juntamente com os governos indiano e alemão e recebeu reconhecimento oficial, em 2011, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, como uma Organização de Pesquisa Científica e Industrial – Scientific and Industrial Research Organisation (SIRO).

A Fundação iniciou 6 grandes sistemas solares de cozimento a vapor por toda a Índia. Esses sistemas utilizam o vapor excedente em diversas aplicações de processos como lavanderia, esterilização e pasteurização. Além disso, a WRST instalou e opera cerca de 100 sistemas de bateria fotovoltaica (não convencionais) com capacidade máxima total de 900 KW.


      

Compartilhar a página: